Inmetro e órgão da ONU discutem no Rio melhorias na infraestrutura de qualidade

Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil


O presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Luís Fernando Panelli Cesar, abriu hoje (16), no Rio de Janeiro, o Expert Group Meeting, promovido em conjunto com a Organização das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Industrial (Unido). O Inmetro é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

O evento prossegue até o próximo dia 18 e objetiva promover o diálogo sobre melhorias na infraestrutura da qualidade, a partir de apresentações e discussões em grupo entre representantes dos países de língua portuguesa.

Panelli Cesar destacou que a economia de um país depende, de forma essencial, da adoção de um bom Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). "Competitividade, produtividade, respeito ao meio ambiente, consumo seguro de produtos, entre outros, são resultado direto da gestão da qualidade. A inserção competitiva do Brasil nos fluxos internacionais de comércio aumenta, na medida em que a qualidade de nossa produção se aprimora".

Cesar acrescentou que, nesse contexto, a parceria entre o Inmetro e a Unido, "além de identificar oportunidades de melhoria para a gestão eficaz do processo de certificação ISO 9001 (conjunto de normas de padronização para um determinado serviço ou produto), servirá também para a troca de experiências com as demais nações integrantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)".

O representante oficial da Unido no Brasil, Gustavo Aishemberg, participou da abertura do evento. Amanhã (17), entre os palestrantes, falará o presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Luiz Otávio Pimentel, sobre "A importância da propriedade industrial para países em desenvolvimento".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos