Semana Nacional de Museus mostra influência das cidades nas atividades culturais

Da Agência Brasil

Espaço Lúcio Costa, em Brasília

Espaço Lúcio Costa, em Brasília, terá programação especial na 14ª Semana Nacional de Museus  Secretaria da Cultura de Brasília

Mais de 1,2 mil museus em todo o país participam a partir de hoje (16) das comemorações do Dia Internacional de Museus, lembrado na quarta-feira (18). Estão programadas visitas guiadas, exposições, seminários e outras atividades culturais. As atividades fazem parte da 14ª Semana Nacional de Museus, que vai até o domingo (22). O tema "Museus e Paisagens Culturais" tem como objetivo reforçar a influência das cidades nas representações artísticas.

A semana é uma temporada cultural que ocorre anualmente em comemoração ao Dia Internacional de museus. Para lembarar o dia, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) convida todos os museus do país a promoverem atividades especiais durante o período. Ocorrerão simultaneamente cerca de 3,7 mil atividades em museus por todo o país. A escolha do tema foi feita pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) e será o tema também da 24ª Conferência Geral do ICOM, que ocorre em Milão em julho.

Segundo a chefe de Promoção Museal do Ibram, Sylvana Lobo, o evento apresenta o externo como cultura, trazendo a cidade como tema principal. "Este ano o tema escolhido foi 'Museus e Paisagens Culturais', e isso vem reforçar o papel sociocultural dos museus, uma forma de chamar os museus para abrir as portas aos contextos externos, um convite para que o território seja compreendido como importância cultural vital."

Brasília

Em comemoração ao Dia Internacional de Museus, no dia 18, o Espaço Lúcio Costa em Brasília terá o seminário Brasília, um Museu na Paisagem, com o coordenador de Museus da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, o professor Pedro Paulo Pallazo. Após a apresentação, está marcado o lançamento do livro Uma Luz na História, de Nina Tubino, que narra a participação do engenheiro Joffre Mozart Parada na construção de Brasília.

A programação no Espaço Lúcio Costa é gratuita, e a participação deve ser confirmada pelo telefone (61) 3325-6244 ou por preenchimento de formulário disponibilizado na página do Facebook do Centro Cultural Três Poderes.

Cada instituição cultural tem uma programação diferenciada, para verificar a da sua cidade basta acessar o guia de programação, no site http://guiadaprogramacao.museus.gov.br/.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos