Vacinação contra a gripe atinge 71% do público-alvo

Aline Leal - Repórter da Agência Brasil

(Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A meta do governo é vacinar 80% dos grupos prioritários até a próxima sexta-feiraTânia Rêgo/Agência Brasil

Balanço divulgado hoje (16) pelo Ministério da Saúde mostra que 71% do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe em todo o país foi imunizado, o que corresponde a 35,4 milhões de pessoas. Este ano, até 9 de maio, foram registrados 2.808 casos de infecção pelo vírus influenza, de todos os tipos, no país. Deste total, 2.375 por Influenza A (H1N1), que resultaram em 470 mortes.

A meta do governo é vacinar 80% dos grupos prioritários até a próxima sexta-feira (20). Paraná, São Paulo, Amapá, Espírito Santo e DF alcançaram este objetivo antes do prazo. Dentre os grupos prioritários para a vacinação, os trabalhadores de saúde apresentam, até o momento, a maior cobertura, 86,5% dos profissionais. Em seguida estão as mulheres que tiveram bebês há até 45 dias, com 79,4% de cobertura; os idosos,72,9% e as crianças de seis meses a menores de 5 anos, com 66,5% de cobertura.

O grupo que menos procurou os postos foi o de gestantes, que está, por enquanto, com 56,6% de pessoas imunizadas. O Ministério da Saúde ressalta que, quando a gestante, é vacinada, o bebê também é imunizado.

Ao todo, 49,8 milhões de pessoas integram o grupo que pode tomar a vacina pela rede pública de saúde. O imunizante disponibilizado pelo Ministério da Saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B).

Até o momento, a Região Sul apresentou o melhor desempenho em relação à cobertura vacinal contra a influenza, com 80,1%, seguida pelas regiões Sudeste (76,2%); Centro-Oeste (67%); Norte (63,8%) e Nordeste (58,4%).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos