Marcelo Abi-Ramia Caetano assume a Secretaria da Previdência

Daniel Lima e Kelly Oliveira - Repórteres da Agência Brasil

O Secretaria da Previdência será comandada por Marcelo Abi-Ramia Caetano, informou hoje (17) o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Abi-Ramia Caetano é economista do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) desde 1997 e membro do Conselho Editorial do Journal of Social Policy, publicado pela Cambridge University Press.

"Caetano é um membro respeitado desta área, economista do Ipea desde 1997", disse o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ao anunciar o nome do secretário. O ministro destacou aque Marcelo Abi-Ramia Caetano foi coordenador-geral de Atuária do Ministério da Previdência.

Ele concluiu a graduação em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no início dos anos 1990. Finalizou o doutorado em economia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Iniciou a carreira profissional como professor de introdução à economia e de macroeconomia na Universidade Federal Fluminense (UFF) e PUC-RJ na metade dos anos 1990.

Entre 1998 e 2005, foi coordenador-geral de Atuária, Contabilidade e Estudos Técnicos do Ministério da Previdência Social. Em 2009, atuou como pesquisador visitante da London School of Economics (Reino Unido). Desde 1997, concentra seus trabalhos na área de Previdência Social, com diversos estudos publicados e várias entrevistas aos principais meios de comunicação sobre o tema.

Conta com publicações nos EUA, Inglaterra, Suíça, Portugal, Chile e México, prestou assessoria para simulações dos impactos fiscais das reformas da seguridade social no Brasil, Equador e Cabo Verde. A partir de 2012, passou a exercer o cargo de coordenador de Previdência do Ipea.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos