Direito à saúde marca Dia Nacional da Defensoria Pública

Da Agência Brasil

A campanha Acesso à saúde: garantir o seu direito é o nosso maior feito marca eventos em diversos estados em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado hoje (19). As metas são a orientação da população e a garantia do cumprimento do direito constitucional à saúde.
Para o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Joaquim Neto, a Defensoria Pública é um agente transformador na sociedade.

Ele disse que "a Defensoria Pública é uma instituição que deu certo, apesar das dificuldades que tem enfrentado, tem se destacado por não se deixar levar ou abater por quaisquer dificuldades, seja a falta de estrutura ou a falta de defensores públicos, mas tem sempre se apresentado como transformadora da realidade social, uma instituição do sistema de justiça que não foge à luta", afirmou.

Joaquim Neto abordou, ainda, a campanha nacional, lançada pela Defensoria Pública, e o atendimento prestado à sociedade no âmbito da saúde. "Nos chegam pedidos de medicamentos, de Unidades de Tratamento Intensivo, de exames médicos e de tratamentos fora de domicílio e esse é, em resumo, o mote da Defensoria Pública na área da saúde. E essa campanha visa mostrar à sociedade a forma e a responsabilidade com as quais a Defensoria Pública tem tratado do problema da saúde no nosso país".

A campanha foi lançada no último dia 5 durante um mutirão de atendimento na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Na ocasião, defensores públicos deram orientação jurídica e esclareceram dúvidas de pessoas que sofrem com a saúde pública ou que têm problemas com planos de saúde.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos