Partido de Erdogan elege novo líder e que deve ser premiê da Turquia

Da Agência Lusa

O Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) do presidente turco Recep Tayyip Erdogan elegeu hoje (22) Binali Yildrim como líder, abrindo caminho à sua nomeação como novo primeiro-ministro.

 

Binali Yildrin (Agência Lusa/Direitos Reservados)

Binali Yildrin é eleito líder do partido AKP na Turquia Agência Lusa/Direitos Reservados

Yildirim, 60 anos, deve ser encarregado ainda hoje de constituir um novo governo, depois da missão do primeiro-ministro Ahmet Davutoglu, uma vez que os estatutos do partido ligam automaticamente a liderança à chefia do Executivo.

O até agora ministro dos Transportes, considerado um dos mais próximos aliados de Erdogan e candidato único à liderança, obteve o voto favorável de 1.405 dos 1.470 delegados no congresso extraordinário do partido em Ancara.

Dirigindo-se aos delegados, Yildirim defendeu a transição para um sistema presidencialista, como defende Erdogan.

"O que temos a fazer é uma nova Constituição e um sistema presidencialista", disse, depois de elogiar "o companheiro" Erdogan, a quem chamou de "arquiteto da Turquia".

Erdogan, que dirige a Turquia desde 2002, inicialmente como primeiro-ministro e depois como presidente, é acusado pela oposição de autoritarismo. Erdogan tem defendido a passagem para um sistema presidencialista, criticado pela oposição parlamentar.

Os delegados ouviram, de pé, a leitura de uma mensagem de Erdogan em que afirmou que a sua ligação ao partido, que fundou em 2001 e do qual saiu quando foi eleito presidente em 2014, nunca se quebrou.

"No dia em que tomei posse como presidente, os meus laços jurídicos [ao AKP] foram cortados, mas a minha ligação emocional a vocês nunca será cortada", afirmou.

No discurso de despedida, Davutoglu, cuja demissão foi vista pela maioria dos observadores como resultante de divergências com Erdogan, afirmou que não sai "por escolha", afirmando contudo que "ninguém é insubstituível".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos