Topo

Navio-plataforma Cidade de Saquarema está pronto, diz Petrobras

Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil

23/05/2016 18h51

A unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência, em inglês Floating Production Storage and Offloading (FPSO), Cidade de Saquarema está pronta, informou a Petrobras. O navio-plataforma será interligado ao novo sistema de produção de petróleo e gás, que operará no Campo de Lula, na área de Lula Central, no pré-sal da Bacia de Santos.

Segundo a Petrobras, o início da produção do navio-plataforma está previsto para julho e será ancorado em profundidade de água de, aproximadamente, 2.120 metros. O Cidade de Saquarema deixou, ontem (22), o Estaleiro Brasa, em Niterói, na região metropolitana do Rio.

A Petrobras informou que a nova unidade foi convertida a partir de um navio petroleiro VLCC (Very Large Crude Carrier) no Estaleiro CXG (China). Seis módulos foram fabricados no Estaleiro Brasa, onde foram concluídas as operações de içamento e integração de módulos da planta de processamento. Houve ainda fabricação de módulos nas empresas EBSE (Brasil) e Dyna-Mac (China e Cingapura).

De acordo com a estatal, a FPSO Cidade de Saquarema permanecerá por alguns dias na área de fundeio da Baía de Guanabara para inspeções e testes finais. Depois disso, ao receber autorização, poderá seguir para o campo. A área de Lula Central está localizada na concessão BMS-11, operada pela Petrobras que tem participação em 65%, em parceria com a BGE&P Brasil, uma subsidiária da Royal Dutch Shell, que tem 25% de participação, e com a Petrogal Brasil, que participa com 10%.

A Petrobras diz que a Cidade de Saquarema tem capacidade de processar 150 mil barris/dia de petróleo; de armazenar 1,6 milhão de barris de óleo; e de fazer o tratamento e a compressão de 6 milhões de m³/dia de gás.