Febraban: medidas de Temer resgatarão a confiança na economia

Marli Moreira - Repórter da Agência Brasil

O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, afirmou por meio de nota que as medidas econômicas anunciadas pelo presidente em exercício, Michel Temer, ajudarão a resgatar rapidamente a confiança de empresários e consumidores e viabilizar a volta do crescimento econômico.

"Penso que os anúncios feitos hoje (24) contribuirão para acelerar o processo em curso de retomada da confiança no futuro, por parte de empresários e consumidores", disse ele.

Portugal considera a confiança essencial para a volta do crescimento e da criação de empregos. "A adequação do programa de concessões de serviços públicos às realidades do mercado certamente contribuirá para este processo", defendeu o executivo.

Entre as medidas consideradas "muito positivas e importantes para o país", Murilo Portugal citou as que visam a reduzir o endividamento público, como o pré-pagamento pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de recursos transferidos pelo Tesouro e o uso do fundo soberano para redução da dívida.

O comunicado diz que "outras medidas envolvem mudanças estruturais de grande envergadura, como o limite de crescimento real zero para as despesas públicas e a simultânea flexibilização de regras para despesas obrigatórias".

Para o presidente da Febraban, as medidas que incluem o encaminhamento para consulta pública da reforma da Previdência Social "deverão contribuir no médio prazo para recolocar a dívida pública em uma trajetória sustentável".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos