Cidade síria de Daraya tem trégua de 48 horas para entrega de ajuda humanitária

Da Agência Lusa

Entrou em vigor às 00h01 de hoje (1º) uma trégua de 48 horas na cidade síria de Daraya. O cessar-fogo foi acordado entre Rússia, Síria e Estado Unidos para permitir a entrega de ajuda humanitária à população da cidade. O anúncio foi feito por um representande do Exército russo.

"Por iniciativa da Rússia e com o acordo da liderança síria e da parte norte-americana, foi introduzido um regime de silêncio de 48 horas a partir das 00:01 de 1º de junho de 2016 na localidade de Daraya para permitir a entrega, em segurança, de ajuda humanitária à população", disse o comandante do centro de coordenação russo na Síria, tenente-general Serguei Kuralenko, citado pela AFP.

Diante do impasse no processo para transformar a frágil trégua em vigor no país no fim permanente das hostilidades, a Rússia apelou, na semana passada, para o fim dos bombardeios por 72 horas em Ghouta e Daraya.

Os Estados Unidos e a Rússia participam do processo diplomático de Viena, na Áustria, que tem o objetivo de alcançar uma resolução política para o conflito na Síria.

Pelo menos 280 mil pessoas morreram e mais da metade da população fugiu da Síria desde o início do conflito, em março de 2011.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos