Nova presidenta do BNDES vai revisar políticas operacionais do banco

Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil

A nova presidenta do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES), Maria Sílvia Bastos, tomou posse dizendo que, inicialmente, vai revisar as políticas operacionais do banco, "que são a linha mestra que direciona os investimentos, empréstimos e financiamentos" da instituição.

Em cerimônia na manhã de hoje (1°) no Palácio do Planalto, o presidente interino Michel Temer empossou também os presidentes da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi; do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli; da Petrobras; Pedro Parente e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Ernesto Lozardo.

Maria Sílvia contou que o economista Vinícius Carrasco, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, será o responsável pela área de planejamento do banco. "Vamos repensar o rating, as políticas operacionais e vamos rediscutir a renda variável. É nosso dever, ao entrar em qualquer instituição, repensar o que está sendo feito, principalmente em um momento como esse, de uma crise profunda", disse.

Sobre os empréstimos feitos pelo BNDES, a nova presidenta do banco ressaltou que trabalhará com os fatos, à medida que eles forem surgindo. Ela contou que está formando uma diretoria de controladoria que organizará o compliance e a gestão de risco e ressaltou que todos os empréstimos do banco são públicos.

"O BNDES, embora talvez não tenha conseguido se comunicar bem, tem todas as informações disponíveis no site, tem as taxas de juros, os empréstimos, as empresas, o banco entregou todas as informações", disse.

Ela explicou ainda que não faz julgamento de valor sobre o fato de ser uma mulher a ocupar um dos cargos mais importantes do governo de Michel Temer. "Procuro aceitar cargos para os quais eu acho que posso ser capaz de desempenhar um bom trabalho e sempre cercada por uma equipe, porque ninguém sabe fazer as coisas sozinho. Eu fico muito orgulhosa de ter sido vista dessa forma pelas mulheres, é uma energia positiva incrível, me orgulha muito e pode acreditar que vou fazer de tudo para honrar essa responsabilidade", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos