ANP: produção de gás nos campos nacionais cresce 6% em abril

Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil

A produção de petróleo em abril foi 1,1% superior à de março e totalizou 2,290 milhões de barris por diaArquivo/Agência Brasil

A produção de gás natural nos campos nacionais totalizou no mês de abril 95,8 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), um aumento de 6% na comparação com o mês anterior e de 1,5% em relação a abril do ano passado.

Os dados foram divulgados hoje (2) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e indicam ainda que a produção total de petróleo e gás natural no país em abril chegou a 2,893 milhões de barris de óleo equivalente por dia.

Isoladamente, a produção de petróleo foi de aproximadamente 2,290 milhões de barris por dia, o que representa aumento de 1,1% na comparação com o mês imediatamente anterior, mas queda de 4,3% comparativamente a abril do ano passado.

As informações da ANP indicam que os campos marítimos produziram 93,3% de todo o petróleo extraído nos campos nacionais e 76% do gás natural. Um total de 8.925 poços responderam pela produção, dos quais 761 marítimos e 8.164 terrestres.

Pré-sal

Os campos localizados no pré-sal da Bacia de Santos, hoje com 56 poços produtores, totalizaram a extração de 994,9 mil barris de óleo equivalente por dia, uma queda de 9,9% em relação ao mês anterior. O total inclui 801,3 mil barris de petróleo por dia e 30,8 milhões de metros cúbicos diários de gás natural.

Segundo a ANP, a queda da produção nos campos do pré-sal foram motivadas pelas paradas programadas das plataformas FPSO Cidade de Paraty e FPSO Cidade de Angra dos Reis, ambas localizadas no campo de Lula.

Queima de gás

Do total da produção de gás registrada nos campos nacionais em abril (95,8 milhões de metros cúbicos por dia) 95,8% foram aproveitados. A queima de gás natural em abril foi de apenas 4 milhões de metros cúbicos por dia, uma redução de 13,8% se comparada ao mês anterior e um aumento de 9,2% em relação ao mesmo mês em 2015.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos