Violência no Rio

São João de Meriti (RJ) decreta estado de emergência para Segurança Pública

Nielmar de Oliveira

A violência crescente na cidade de São João de Meriti (RJ) levou a prefeitura a decretar estado de emergência para segurança pública no município. Com o decreto, a prefeitura poderá adotar medidas urgentes para restabelecer a ordem pública e a paz social. Um dos objetivos do documento assinado na quarta-feira (1º) é obter o reforço da Força Nacional de Segurança no trabalho do 21º Batalhão de Polícia Militar --responsável pelo policiamento da área.

A prefeitura do município disse que aguarda uma posição do governo fluminense sobre a ajuda na segurança da cidade. Segundo o órgão, a violência vem crescendo devido à migração de traficantes dos morros e favelas da capital atualmente ocupados por UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora). "Por meio desse ato, a prefeitura pretende conseguir a ajuda necessária para combater a migração desses traficantes que invadiram os bairros e estão aliciando menores para a violência."

Em busca de melhorias na segurança pública, no próximo dia 13, às 8h, o Movimento Meriti Pela Paz fará um ato na Praça dos Três Poderes, em frente à prefeitura. O movimento, que conta com o apoio da própria prefeitura, fará um abraço na praça e seguirá até a Casa do Alemão, interditando uma parte da pista da Rodovia Presidente Dutra, principal ligação do Rio ao Estado de São Paulo.

Procurado pela "Agência Brasil", o governo fluminense, por meio da Secretaria de Segurança, disse que ainda não foi notificado da decretação do estado de emergência na segurança publica do município, assim como também não recebeu ainda solicitação de reforço no policiamento.

A prefeitura, no entanto, garante que vem solicitando ajuda ao governo do estado há algum tempo sem receber qualquer resposta. Afirma, ainda, que há 35 policiais atuando na cidade diariamente, para uma população de mais de 450 mil habitantes.

Características

Localizado às margens da Rodovia Presidente Dutra, na Baixada Fluminense, na Região Metropolitana do estado, o município de São João de Meriti tinha no ano passado, uma população estimada em 460 mil pessoas. Com uma das mais altas taxa de densidade populacional (número de habitantes dividido pela área em quilômetros quadrados) do continente, cerca de 13.024, 56 (hab/km²), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município é conhecido como Formigueiro das Américas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos