Moradias desabam na zona sul de São Paulo e deixam dois feridos

Marli Moreira - Repórter da Agência Brasil

Pelo menos 13 moradias da favela Paraisópolis, na zona sul da cidade de São Paulo, desabaram na manhã de hoje (5), deixando duas pessoas com escoriações, informou a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Os bombeiros informaram que havia um terceiro ferido em estado leve e que 56 pessoas tiveram de buscar abrigo em casa de parentes.

Equipes dos bombeiros e da Defesa Civil foram enviadas ao local para atender as vítimas e apurar as causas. Apesar das chuvas fortes que caíram na capital paulista nas últimas horas, uma análise preliminar descartou a possibilidade de um movimento do solo.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), órgão da Prefeitura de São Paulo, as áreas de instabilidade registradas desde maio vão continuar nas próximas horas. Em junho, choveu mais do que o dobro do previsto. O acumulado até as 13h de hoje atingiu 95,9 milímetros (mm),  quantidade 112,2% acima da média histórica (45,2 mm). Foram registrados 26,5 mm ontem (5) e 25,8 mm até as 15h de hoje.

Chuvas causam transtornos em cidades do interior

A Defesa Civil do estado informou também que foram registrados transtornos e danos materiais em várias cidades paulistas por causa da longa duração das chuvas ontem e hoje. Por volta da 1h30, um deslizamento de terra afetou duas residências e provocou a queda de um muro, em Santa Izabel, município a leste da Grande São Paulo. Em Santana do Parnaíba, próximo a Osasco, houve alagamentos, quedas de árvores e de um muro com a interdição de uma residência. Três moradores tiveram de procurar alojamento em casa de parentes.

Na cidade de Pedreira, região de Campinas, parte de uma residência veio abaixo após a queda de um muro de arrimo. Os quatro moradores do imóvel tiveram de deixá-lo. Outra casa também teve de ser evacuada em Pirapora do Bom Jesus, região de Osasco, em razão de um deslizamento de terra. Ao vir abaixo, o talude arrastou um carro que estava na garagem. Por medida de cautela, os moradores foram aconselhados pela Defesa Civil a deixar o local.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos