Morre aos 85 anos ex-governador de Minas Hélio Garcia

Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil

Morreu na madrugada de hoje (6), aos 85 anos, o ex-governador de Minas Gerais e ex-prefeito de Belo Horizonte, Hélio Garcia. Ele estava internado desde 28 de maio no Hospital da Unimed, onde fazia tratamento contra uma embolia pulmonar.

Nascido em 16 de março de 1931, Hélio Garcia foi prefeito de Belo Horizonte entre 1983 e 1984, ano em que foi eleito governador de Minas Gerais para mandato até 1987. Em 1991 foi novamente eleito governador do estado, para um mandato que durou até 1995, quando foi sucedido por Eduardo Azeredo (PSDB).

Garcia teve passagens por seis partidos: UDN, Arena, PP, PMDB, PRS e PTB. Foi um dos principais articuladores para a formação da Aliança Democrática, uma coligação que envolveu o PMDB e a Frente Liberal, que na época era uma dissidência que agrupava integrantes do PDS e da antiga Arena, e que posteriormente formou o PFL e, mais recentemente o DEM. Foi a partir da Aliança Democrática que a candidatura de Tancredo Neves se consolidou.

Por meio de nota, o Hospital Unimed informou que o ex-governador deu entrada na Unidade Contorno no último dia 28, com "quadro de pneumonia comunitária grave, vindo a falecer em 6 de junho, em decorrência de insuficiência respiratória".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos