PF apreende documentos e computadores de consórcio responsável por obra olímpica

Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil

A Operação Bota-Fora da Polícia Federal (PF), deflagrada hoje (7), apreendeu documentos, computadores, notebooks e tefeones celulares em endereços vinculados ao consórcio Complexo Olímpico de Deodoro, responsável pela construção do Complexo Esportivo Deodoro, zona oeste do Rio de Janeiro, que integra a infraestrutura para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

A investigação da PF começou em janeiro de 2016, a partir de atividade de fiscalização realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU) em 2015. Há indícios de que a principal empresa integrante do consórcio responsável pelas obras, com a participação das outras duas empresas citadas na investigação, tenha falsificado documentos públicos e a oneração de serviços e fraudado transporte e destinação dos resíduos sólidos.

O acréscimo no custo da obra pode ter sido causado pela alteração do trajeto realizado pelos caminhões de resíduos, segundo a Polícia Federal. Há suspeita de que foram feitas rotas não previstas em contrato, com a escolha de um intermediário para o pagamento do serviço de destinação, em vez da contratação direta do aterro que receberia os resíduos. A investigação aponta ainda que o consórcio foi o responsável pelo cálculo dos desvios.

A PF já ouviu 39 pessoas desde a instauração do inquérito policial e as investigações prosseguem.

Defesa

A Prefeitura do Rio negou ter feito qualquer pagamento referente aos serviços que são alvo das investigações. 

Em nota, o consórcio Complexo Olímpico de Deodoro informou que já prestou os esclarecimentos necessários às autoridades competentes. "O consórcio esclarece ainda que a alteração do custo de transporte de resíduos se deve ao acréscimo da quantidade de material transportado, o qual não estava previsto inicialmente no projeto básico. Tal alteração não impactou o valor total da obra estipulado em contrato", diz o texto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos