Temperatura cai para 2,8 graus no Parque Nacional de Itatiaia

Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil

O Parque Nacional do Itatiaia, localizado na Serra da Mantiqueira, entre Itatiaia e Resende, no estado do Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas Gerais, registrou na madrugada de hoje (8) a temperatura mínima de 2,8 graus, a 2.450 metros de altitude. O operador de caixa, que anota a entrada de visitantes, Leandro Ramos Pinto, 32 anos, disse que o frio de hoje está suportável e que não chegou a gear e o sol voltou a aparecer.

Leandro afirmou também que hoje o parque está vazio, mas nos fins de semana tem lotado, principalmente com paulistas e cariocas. Segundo o funcionário, em maio houve duas temperaturas abaixo de zero: -9,2°C e -5,2°C, ambas no início do mês.

Criado em 1937, o parque, o primeiro do Brasil, é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) e apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 metros no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.

Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. A área do parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro.

A parte baixa caracteriza-se principalmente por sua vegetação exuberante e generosos cursos d'água, com diversas áreas apropriadas para banho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos