Diário Oficial publica nomeação de novo presidente do BC

Da Agência Brasil

O economista Ilan Goldfajn tomará posse hoje como novo presidente do Banco CentralMarcelo Camargo/Agência Brasil

O Diário Oficial da União publica hoje (9) decreto com a nomeação do novo presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, que substitui Alexandre Tombini, que dirigia a instituição desde janeiro de 2011. O presidente interino Michel Temer dará posse a Goldfajn às 17 horas em cerimônia no Palácio do Planalto.

Indicado pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o nome de Goldfajn foi aprovado pelo plenário do Senado Federal no último dia 7, após sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A indicação  recebeu 56 votos favoráveis e 13 contrários, a maior parte deles de senadores de oposição que compunham a base do governo de Dilma Rousseff. Foi registrada uma abstenção. A votação foi secreta.

Na condição de presidente do Banco Central, Goldfajn vai coordenar a política monetária e cambial do país. O economista já foi diretor de Política Econômica do BC entre 2000 e 2003, na gestão de Armínio Fraga. Antes de ser indicado, era economista-chefe do Itaú Unibanco e sócio da instituição.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos