Ilan Goldfjan toma posse na presidência do Banco Central

Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil

O presidente interino, Michel Temer, acaba de empossar o novo presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, em cerimônia no Palácio do Planalto.

Ao lado de Goldfajn e do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, Temer assinou o termo de posse em uma rápida solenidade, fechada à imprensa.

O evento, marcado para as 17h para evitar ruídos no mercado financeiro, foi realizado de forma simples, a pedido do próprio Goldfajn, sem discursos.

Na próxima segunda-feira (13), o agora ex-presidente do BC, Alexandre Tombini, transmite o cargo à nova autoridade monetária do país. Tombini estava no cargo desde o primeiro ano do governo Dilma Rousseff, em 2011.

Goldfajn assume o comando do BC com o objetivo de trazer a inflação para o centro da meta, hoje em 4,5% ao ano. Nesta semana, sua indicação foi aprovada pelos senadores após ele participar de uma sabatina na qual prometeu rigor no combate à inflação e contribuir para a recuperação do crescimento econômico.

Na condição de presidente do Banco Central, Goldfajn vai coordenar a política monetária e cambial do país. O economista já foi diretor de Política Econômica do BC entre 2000 e 2003, na gestão de Armínio Fraga. Antes de ser indicado, era economista-chefe do Itaú Unibanco e sócio da instituição.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos