Às vésperas da Flip, Paraty inaugura Casa da Música

Akemi Nitahara - Repórter da Agência Brasil

A  cidade de Paraty, na Costa Verde fluminense, inaugurou nesta sexta-feira (17) a Casa da Música, espaço dedicado à educação musical. A inauguração ocorre a menos de duas semanas da 14ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que será realizada do dia 29 deste mês a 3 de julho.

Segundo a secretária de Cultura de Paraty, Cristina Maseda, o novo equipamento público vai servir principalmente à cidade, consolidando a vocação de polo cultural. "A Casa de Música fortalece o programa educativo de música desenvolvido há dois anos pela Casa da Cultura. É o único ensino público de música da cidade", disse Cristina. Com a Casa da Música, o número de benefícios vai se ampliar e as modalidades, também, acrescentou a secretária. Haverá mais tipos de instrumentos e estilos, porque serão mais duas salas de aula totalmente adaptadas para o ensino musical, informou.

A Casa da Música foi instalada no centro histórico em em um imóvel tombado, de 200 metros quadrados, totalmente reformado para acomodar duas salas de ensaio com isolamento acústico, um ambiente para leitura, um mezanino e uma sala para a Banda Santa Cecília. "A banda, de 1954, é a instituição cultural mais antiga da cidade e terá sua primeria sede, com espaço para acondicionar seu acervo de fotos e partituras antigas, que remontam ao século 19. É uma banda de metais da cidade, que toca pelas ruas", disse Cristina.

Na Casa da Música, também será formada uma orquestra de cordas juvenil com os alunos da instituição, que hoje são 1.150.

Durante a Flip, o local vai receber o cineclube do canal Futura e, após o evento literário, terão início as aulas de música.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos