Plataforma digital indica locais de tiroteios no Grande Rio

Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil

A organização não governamental Anistia Internacional lançou hoje (5) uma plataforma digital para monitorar os tiroteios na região metropolitana do Rio de Janeiro. O Fogo Cruzado (www.fogocruzado.org.br) é um mapa colaborativo, em que qualquer pessoa poderá incluir informações sobre tiroteios que ocorram no Grande Rio.

"Com isso, é possível para as pessoas terem noção de onde está acontecendo um tiroteio. E, semanalmente, poderemos ter dimensão de áreas do Rio de Janeiro onde há mais incidência de fogo cruzado, mais incidência de disparos de armas de fogo", explica a gestora de dados do Fogo Cruzado, Cecília Olliveira.

Como funciona

Para acessar o aplicativo será necessário fazer um cadastro com nome e e-mail. No entanto, essas informações não serão divulgadas e o usuário poderá dar informações sobre o tiroteio anonimamente.

Além de informar o local da ocorrência, o usuário poderá dizer se o tiroteio envolve policiais ou não. Os mapas serão atualizados semanalmente, mas também será possível acessar mapas com as ocorrências acumuladas no mês e no trimestre. No mapa trimestral, haverá também informações sobre os efeitos colaterais, como escolas fechadas e interrupção do funcionamento de transportes públicos.

Inicialmente, o aplicativo terá um foco especial nas comunidades do Jacarezinho, Manguinhos, Complexo da Maré, Complexo do Alemão, Acari, Cidade de Deus e Morro Agudo (em Nova Iguaçu). Apesar disso, será possível colocar informações sobre tiroteios em qualquer lugar do Grande Rio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos