Profissionais culturais brasileiros poderão expor projetos na Colômbia

Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil

O Ministério da Cultura e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) assinaram hoje (6) convênio que permitirá a participação de 60 profissionais culturais brasileiros no Mercado de Indústrias Culturais do Sul (MicSul), evento para estimular o consumo e a circulação de bens culturais na América do Sul, que este ano ocorre em outubro em Bogotá, capital da Colômbia.

Os brasileiros que participarão do evento serão selecionados por edital e representarão seis setores: audiovisual, livro e leitura, música, artes cênicas, videogames e design. Os critérios para seleção ainda serão definidos pelo Ministério da Cultura e Apex. Durante o encontro, os brasileiros poderão apresentar seus projetos culturais e participar de rodadas de negócios, por exemplo.

A expectativa é que o evento, com foco em micro e pequenos empreendedores, reúna cerca de 3 mil pessoas de dez países da América do Sul. É prevista ainda a presença de compradores da América do Norte, Europa, Ásia e África. Esta será a segunda edição do MicSul. A próxima, em 2018, será sediada pelo Brasil.

Ao assinar o acordo, o ministro da Cultura, Marcelo Calero, disse que a cultura deve ser considerada um instrumento de desenvolvimento do país. "É o maior ativo que nós temos. Se temos a Apex estimulando as exportações, que também nessa conta estejam os nossos ativos culturais, que são valiosíssimos", disse.

O novo presidente da Apex, Roberto Jaguaribe, disse que a cultura é importante para a percepção sobre o Brasil no exterior. "Considero que os meios culturais são importantes canais para gerar uma percepção positiva sobre o Brasil no mundo", disse.

Nomeado pelo ministro das Relações Exteriores, José Serra, Jaguaribe assumiu a Apex no dia 23 de junho. Ele é diplomata e engenheiro de sistemas. Exerceu o cargo de embaixador do Brasil na China e na Mongólia de outubro de 2015 até este ano. Além disso, de 2010 a 2015, foi embaixador brasileiro no Reino Unido e na Irlanda do Norte. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos