Inadimplência no comércio do Rio cresceu 2,1% em junho, diz CDL

Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil

A inadimplência no comércio lojista do município do Rio de Janeiro aumentou 2,1% em junho em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com o Serviço Central de Proteção ao Crédito do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio). Segundo os números, foi a mais alta dos últimos quatro anos. As consultas (item que mede o movimento do comércio) e as dívidas quitadas caíram, respectivamente, 3,8% e 2,2% também em relação a junho de 2015.

Ao comparar junho com maio, os registros do CDLRio mostram que as consultas e a inadimplência diminuíram 3,7% e 2,4%, enquanto as dívidas quitadas aumentaram 12,1%.

No acumulado dos seis meses do ano (janeiro/junho) de 2016, em comparação com o mesmo período de 2015, as consultas e as dívidas quitadas cairam, respectivamente, 7,1% e 2,3% e a inadimplência cresceu 1,4%, a mais alta desde 2014.

Cheque

Segundo o registro de cadastro do LIG Cheque da entidade, no mês de junho em relação ao mesmo mês do ano passado as consultas e as dívidas quitadas diminuíram, respectivamente, 9,5% e 1,1% e a inadimplência cresceu 2,3%.

Comparando as consultas de junho com as do mês anterior (maio), a inadimplência e as dívidas quitadas aumentaram 0,9%, 0,3% e 1,4%.

No acumulado dos primeiros seis meses de 2016 (janeiro/junho) em relação ao mesmo período de 2015, as consultas e as dívidas quitadas registraram queda respectivas de 10,7% e 0,6% e a inadimplência subiu 1,4%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos