Demanda por energia no país cai 0,9% em doze meses, diz ONS

Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil

Linhas de transmissão de energia do sistema elétrico nacional                                   Arquivo/Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) caiu 0,9% no acumulado dos últimos 12 meses, tendo como referência o mês de junho. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (8), no Boletim de Carga Mensal, do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Porém, tomando-se apenas a demanda por energia no mês de junho, comparado a igual período de 2015, houve um aumento de 1,8%. Mesmo no valor ajustado, em que se excluem os efeitos de fatores fortuitos e não econômicos sobre a carga, como a variação de temperatura diferente da esperada ou o maior número de dias úteis, houve crescimento na carga na comparação entre junho deste ano contra junho do ano passado, com avanço de 1,6% no país.

Entre os fatores que influenciam maior consumo por energia nesta época do ano está o uso intenso de aparelhos de aquecimento, principalmente na região Sul. O mesmo acontece nos meses quentes de verão, quando o calor extremo obriga o uso de aparelhos de ar-condicionado.

As informações completas podem ser acessadas na página do ONS na internet.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos