David Cameron se despede do cargo de primeiro-ministro do Reino Unido

Marieta Cazarré - Correspondente da Agência Brasil

O primeiro-ministro do Reino Unido David Cameron fez hoje (13), por volta das 16h30 (horário local), pronunciamento de despedida do cargo na Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro, em Westminster, Londres.

No discurso, Cameron agradeceu as manifestações de apoio que recebeu nos últimos dias e disse que a maior honra de sua vida foi ter sido primeiro-ministro do Reino Unido, "um país que tanto ama".

Após o pronunciamento, Cameron, a mulher e os 3 filhos deixaram a residência em carros oficiais, escoltados pela polícia. David Cameron seguiu para o Palácio de Buckingham onde, por volta das 17h (horário local), terá sua última audiência com a rainha Elizabeth II como primeiro-ministro, e apresentará a sua demissão.

Ainda hoje, Theresa May, a sucessora de David Cameron, tomará posse como primeira-ministra. Ela é a segunda mulher a ocupar o cargo, 26 anos após a saída de Margaret Thatcher do posto.

Theresa May será responsável por conduzir a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), após votação do referendo em que os britânicos decidiram por deixar o bloco europeu.

Durante toda a campanha do referendo, May foi defensora da permanência do Reino Unido na UE, mas afirmou que o resultado do plebiscito deve ser respeitado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos