Governo confirma reajuste de 150% nas diárias de servidores durante a Rio 2016

Aline Leal - Repórter da Agência Brasil

O governo confirmou hoje (15) o reajuste de 150% nas diárias dos servidores públicos federais que vão atuar nos Jogos Olímpicos Rio 2016, inclusive dos agentes da Força Nacional de Segurança, que protestaram esta semana por atrasos no pagamento do benefício. O decreto que define o aumento foi publicado hoje (15) em edição extra do Diário Oficial da União. O valor da diária passará de cerca de R$ 220 para até R$ 550. O reajuste terá validade entre 24 de julho e 22 de agosto.

"A majoração decorre de uma análise bastante objetiva de oferta e procura. No período olímpico, os gastos no Rio de Janeiro são sensivelmente superiores e o estado tem que estar do lado dos seus servidores pra que eles tenham a condição de subsistência própria nesse período", disse o secretário executivo do Ministério da Justiça, José Levi. Segundo ele, o reajuste foi decidido "com devido respaldo de estudos e de orçamento".

Para servidores federais que irão a outras cidades-sede da Olimpíada (com partidas de futebol), o incremento nas diárias será de 50%. Na lista estão Belo Horizonte e Confins (MG), Distrito Federal, Manaus, Salvador, São Paulo e Guarulhos (SP).

O número de servidores que receberá a diária mais alta vai variar ao longo do tempo, de acordo com o ministério, pois o período de atuação muda conforme a demanda. Além disso, o efetivo da segurança não será divulgado, segundo Levi. "Na próxima semana começaremos um novo deslocamento e teremos efetivo suficiente pra fazer frente a situação necessária", disse o secretário.

Segundo Levi, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, irá ao Rio de Janeiro na próxima semana para visitar os alojamentos dos agentes da Força Nacional e verificar as condições denunciadas pelos policiais em protesto no começo da semana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos