França ordena investigação sobre esquema de segurança em Nice

Da Agência Ansa

O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, determinou hoje (21) uma investigação detalhada da Inspetoria da Polícia Nacional sobre o esquema de segurança na Promenade des Anglais, em Nice, no dia 14 de julho, quando um homem matou 84 pessoas que celebravam o dia da Queda da Bastilha.
   
Segundo Cazeneuve, será realizada "uma avaliação técnica do esquema de segurança" para "permitir que seja estabelecida a realidade do esquema, em um momento no qual continuam a existir polêmicas inúteis". A fala do ministro tem relação com uma série de reportagens da mídia francesa sobre possíveis falhas no monitoramento do evento, um dos maiores do país.

O jornal Libération, por exemplo, afirmou que havia apenas um carro de polícia municipal na entrada da avenida. A publicação ainda acusou o governo de mentir sobre o policiamento no local, já que as autoridades disseram que a Polícia Nacional estava na Promenade des Anglais e as imagens mostraram que apenas guardas municipais estavam nas ruas.
   
Caminhão na pista

Foi por onde estava apenas o carro da polícia municipal que o autor do ataque, identificado como Mohamed L. Bouhlel, 31 anos, entrou com o caminhão na pista que deveria ser fechada para o tráfico de carros.
   
Os cinco acusados de terem apoiado Bouhlel no ataque, quatro homens e uma mulher, foram transferidos para o Palácio de Justiça para a primeira audiência sob a acusação de associação terrorista. As autoridades ainda informaram que um sexto suspeito foi liberado na noite de ontem (20) por não haver provas suficientes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos