Controle do tráfego no entorno do Parque Olímpico começa neste domingo

Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil

O esquema especial de tráfego na região do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, principal local das competições da Rio 2016, começa neste domingo (24) com o fechamento da Avenida Olof Palm, ao lado do Riocentro. As restrições vão valer até o dia 21 de agosto.

Ao todo, 13 linhas de ônibus municipais terão os itinerários ajustados. Os bloqueios e as proibições de estacionamento vão impactar diretamente os moradores do entorno das instalações olímpicas, que já foram cadastrados pela prefeitura e receberam credencial para identificar os veículos.

Devido ao grande número de pedestres em circulação durante a Rio 2016, o acesso às residências será modificado e o tráfego de veículos interrompido em algumas vias.

Ao todo, 45 painéis com informações sobre bloqueios, rotas alternativas e restrições de estacionamento serão utilizados para dar informações de trânsito aos moradores e turistas. O Centro de Operações Rio fará o monitoramento da área com 54 câmeras, permitindo que os técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) implantem ajustes na programação dos sinais de trânsito de acordo com a circulação dos veículos.

A principal recomendação da prefeitura é que as pessoas utilizem o transporte público para o deslocamento até o Parque Olímpico, já que não haverá área de estacionamento no local. Reboques da Secretaria Especial de Ordem Pública vão atuar na região para coibir o estacionamento irregular.

O Parque Olímpico vai sediar 16 modalidades na Olimpíada e nove na Paralimpíada em uma área de 1,18 milhão de metros quadrados. A estrutura é formada pelas Arenas Cariocas 1, 2 e 3), o Velódromo, a Arena do Futuro, o Estádio Aquático, o Centro de Tênis, o Centro Aquático Maria Lenk e a Arena do Rio. O Riocentro sediará sete modalidades esportivas e a Vila dos Atletas, que hospedará mais de 10 mil pessoas durante os Jogos, completam o complexo esportivo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos