Incêndio avança na Califórnia apesar de esforços dos bombeiros para conter fogo

José Romildo - Correspondente da Agência Brasil

O incêndio que atinge desde sexta-feira (22) uma região florestal no noroeste de Los Angeles, no estado da Califórnia, se alastrou hoje (24) por uma área de mais de 80 mil quilômetros quadrados. O Fogo de Areia - como vem sendo chamado  - começou nas proximidades de Santa Clarita, a 65 quilômetros de Los Angeles e é causado por uma combinação de altas temperaturas, ventos fortes e uma seca que já dura cinco anos na região.

Hoje, o fogo ameaça atingir 1,5 mil casas e estabelecimentos comerciais, o que está obrigando centenas de famílias a mudar temporariamente para outras cidades. Dez estradas foram fechadas na área atingida pelo fogo.

Incêndio na CalifórniaDivulgação/Corpo de Bombeiros de Los Angeles

A temperatura máxima em Santa Clarita ontem (23) atingiu 42 graus Celsius (°C) e hoje deve se ficar em cerca de 37°C.

Apesar do esforço das autoridades municipais e do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, que disponibilizaram oito pequenos aviões, 28 helicópteros e cerca de 900 homens para combater as chamas, os resultados até agora foram limitados: o fogo continua avançando e apenas 10% das chamas foram contidas. A característica do terreno onde o fogo está se alastrando, muito acidentado, dificulta o trabalho das equipes.

Usuários de redes sociais estão postando constantemente informações sobre o incêndio e fotos de uma nuvem de fumaça preta que paira sobre parte da Los Angeles. A preocupação das autoridades agora é medir o impacto que essa nuvem negra possa ter sobre a qualidade de serviços, restaurantes e hospitais da cidade.

Nuvem de fumaça cobre cidades da região Twitter LA County Fire PIO 

Não há atividade escolar nessa época do ano, mas a maior parte das crianças está matriculada em programações de colônias de férias, o que também preocupa as autoridades.

Os jornais da Califórnia noticiaram que um homem morto foi encontrado em um carro queimado nas proximidades da área atingida pelo incêndio. No entanto, ainda não há informação oficial sobre o caso.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos