Agência Mundial Antidoping se diz decepcionada com decisão que não pune Rússia

Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil

EBC

A Agência Mundial Antidoping (Wada) publicou uma nota ontem (24) em que se diz decepcionada com a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de não vetar os atletas do Comitê Olímpico da Rússia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A entidade havia recomendado, no último dia 18, que todos os atletas russos fossem barrados, após um relatório apontar envolvimento de membros do governo em um esquema para burlar o controle de dopagem em competições anteriores.

A decisão do COI pede que as federações internacionais de cada esporte avaliem se aceitam ou não a inscrição dos atletas russos. Na nota, a Wada afirma que reconhece a opção do COI e se coloca à disposição das federações para ajudar na escolha de atletas.

Argumentação

"A Wada está decepcionada que o COI não tenha seguido as recomendações de seu Comitê Executivo, que eram baseadas nas descobertas da Investigação McLaren e teriam assegurado uma abordagem harmônica, forte e direta", diz o presidente da entidade, Craig Reedie, referindo-se à investigação conduzida pelo especialista Richard McLaren, com base em denúncias do ex-diretor do laboratório acreditado pela Wada em Moscou, Grigory Rodchenkov.

Para o diretor geral da Wada, Oliver Niggli, a abordagem definida pelo COI "inevitavelmente levará a uma falta de harmonização, potenciais desafios e menos proteção aos atletas limpos".

A Wada afirma, na nota, que estendeu o mandato do especialista para que ele possa finalizar as investigações, que foram realizadas em 57 dias e produziram um relatório parcial.

A decisão do COI não muda o banimento da equipe russa de atletismo, que teve casos de doping confirmados e foi proibida de competir pela Federação Internacional de Atletismo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos