Australianos começam a ocupar hoje à noite apartamentos na Vila dos Atletas

Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil

 

A delegação olímpica da Austrália começa ocupar hoje (26) à noite os apartamentos destinados ao país na Vila dos Atletas, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, dois dias depois que os australianos se recusaram a ocupar os apartamentos, no último domingo (24), por problemas de como vazamentos nos banheiros, fiações expostas e vazamento de gás nas instalações, e tiveram que se hospedar em hotéis da região, pagando as despesas de hospedagem.

O Comitê Rio 2016 contratou 630 operários para fazerem uma checagem geral nos 31 prédios da Vila e 21 deles já foram liberados pelas equipes formadas por técnicos em instalações hidráulicas, elétricas e de gás. A chefe da delegação australiana, Kitty Chiller, disse hoje (26) que os atletas que estão no Rio já vão dormir na Vila dos Atletas.

"Todo mundo [atletas australianos] que está no Rio já estará na Vila, com exceção da equipe de vela, que está alojada na Marina da Glória. Ao todo, 26 atletas estão indo hoje para a Vila dos Atletas e outros 50, que chegam amanhã (27), estarão indo direto também para a Vila", informou Kitty.

A desistência dos australianos de ocupar os apartamentos destinados à delegação, no domingo passado, dia da abertura da Vila dos Atletas, acabou provocando um mal-entendido, devido a uma declaração do prefeito do Rio, Eduardo Paes: ele disse que poderia colocar cangurus em frente ao prédio da Austrália para que "eles se sintam em casa". A chefe da delegação australiana respondeu que não precisava de cangurus, mas sim de encanadores para resolver os problemas dos apartamentos da delegação.

No dia seguinte, Eduardo Paes, acabou concordando com os australianos e disse que os apartamentos da delegação da Austrália eram os que estavam em piores condições de acabamento.

Nesta quarta-feira (27), o prefeito do Rio faz, às 13h, a entrega simbólica da chave da Cidade do Rio de Janeiro à representantes da delegação da Austrália nos Jogos Olímpicos Rio 2016, na Vila dos Atletas, para desfazer, definitivamente, o mal-estar com os australianos causado pela resposta que deu à  reclamação sobre os apartamentos da Vila dos Atletas.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos