Kassab: encontrar mecanismos para financiar pesquisa e desenvolvimento é desafio

Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, disse hoje (28), no Rio de Janeiro, que diante dos recursos escassos do governo federal, de maneira geral, é um desafio encontrar mecanismos de financiamento da pesquisa e do desenvolvimento (P&D), que são o "verdadeiro instrumento de crescimento e desenvolvimento" no país.

Kassab disse que um dos mais significativos exemplos de investimento em pesquisa e desenvolvimento é a China, que há algumas décadas tinha patamares reduzidos em pesquisa, ciência e tecnologia, com índices de crescimento econômico muito baixos, e quando inverteu as prioridades, obteve saltos de crescimento, vinculados à pesquisa e desenvolvimento.

"No Brasil, nós temos que perseguir esse caminho", disse o ministro, que participou da solenidade de entrega do Prêmio de Inovação Tecnológica 2016 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O ministro reconheceu que a economia nacional passa por um momento difícil, mas acrescentou que o setor da pesquisa, em especial, não pode ficar acuado. Com o apoio do governo federal, tem que descobrir maneiras e receber e conquistar recursos para que "possamos, dessa forma, encontrar a retomada do índice de crescimento do país".

O governo, segundo o ministro, está debatendo quais os melhores mecanismos para atrair capital privado para isso, além de direcionar mais recursos públicos para o setor científico e tecnológico. Ele disse que é difícil dizer quando será tomada uma decisão, mas a resposta será dada "o mais rápido possível".

O ministro disse não ver contradição em participar da entrega de um prêmio que incentiva a inovação tecnológica da parte de doutores pós-graduados, enquanto o governo anuncia o fim do programa Ciência sem Fronteiras. Segundo ele, o programa não foi extinto, mas está sendo aperfeiçoado, em função das circunstâncias econômicas do país. Kassab disse que em 2013 o orçamento do ministério atingiu R$ 9,5 bilhões e hoje caiu para menos de R$ 5 bilhões.,  "mas todos entendemos que é por conta da crise".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos