Manifestantes protestam contra corrupção e em apoio à Lava Jato no Rio

Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil

Manifestantes fizeram um protesto na Praia de Copacabana, na manhã deste domingo (31), contra a corrupção e em apoio à Operação Lava Jato. Vestidos de verde e amarelo, com cartazes e alguns com os rostos pintados, os ativistas se concentraram na altura do Posto 5 e tiveram o apoio de dois caminhões de som.

O alvo principal dos manifestantes foi a presidenta afastada, Dilma Rousseff, mas sobraram críticas também ao governo do presidente interino, Michel Temer. A Polícia Militar não informou o número de manifestantes.

"Eu vim à passeata em protesto contra a corrupção, a crise econômica e a crise política que estão assolando o país. O povo quer o afastamento definitivo da Dilma. O atual governo está menos pior. Não temos saúde, não temos educação nem segurança pública. Também não temos emprego, são mais de 12 milhões de desempregados", declarou o comerciante Fernando Ribeiro, que carregava um cartaz escrito em inglês com seu protesto.

"Eu estou aqui porque sou contra a corrupção. Não basta a saída da Dilma, temos que ir em frente, dando apoio à Polícia Federal. Eu apoio o governo Temer, porque ele está tentando acertar", disse a dona de casa Sileide de Sá Ribeiro.

"Sou a favor do impeachment da Dilma, porque ela quebrou o país. O Brasil precisa acabar com a corrupção generalizada. O atual governo me satisfaz em alguns aspectos, em outros não. No campo econômico, o Temer está fazendo a coisa certa", disse o professor aposentado Luiz Carlos Ryff.

"Eu não quero mais a corrupção no meu país. Temos de ir além. A saída da Dilma é só o começo da mudança. Queremos um Brasil novo, com novos políticos e pessoas com mentes diferentes. Que a mudança venha melhorar a saúde e a educação. O atual governo não é o ideal, mas no momento está nos servindo", disse o dentista Fábio Oliveira.

Por volta de 12h30, os líderes do protesto, ligados ao Movimento Vem Pra Rua, encerraram a passeata. Não foram registrado incidentes durante a manifestação, que também atraiu a atenção dos milhares de turistas e de jornalistas estrangeiros que estão na cidade para a Olimpíada e aproveitaram o dia de sol para passearem em Copacabana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos