União Soviética ainda é o pais com mais medalhas em três modalidades

Vinicius Lisboa - Repórter da Agência Brasil *

A rivalidade entre Estados Unidos e a antiga União Soviética durante a Guerra Fria também marcou a história olímpica. A disputa pelo maior números de medalhas fazia parte do enfrentamento entre as duas superpotências do Século 20. Entre 1952 e 1988, a União Soviética disputou nove edições dos Jogos Olímpicos e boicotou a edição de 1984, em Los Angeles, depois que os norte-americanos e aliados boicotaram os jogos de Moscou, em 1980.

Desse período, algumas marcas conquistadas pelos soviéticos em nove jogos permanecem, como o ainda não superado número de medalhas na ginástica artística. São 182, contra 102 dos Estados Unidos, o segundo país mais vitorioso na modalidade, de acordo com o banco de dados do Comitê Olímpico Internacional.

As mulheres soviéticas somam 88 medalhas e os homens, 94. No caso dos Estados Unidos, os homens subiram ao pódio 63 vezes e as mulheres, 39.

No levantamento de peso, os soviéticos também mantêm a hegemonia, com 62 medalhas conquistadas na época em que mulheres não disputavam a modalidade. Os chineses somaram 50 até os dias atuais, enquanto os norte-americanos ganharam 43.

Outro esporte forte dos soviéticos é o atletismo. O país permanece na segunda colocação no quadro geral de medalhas, com 193. Nesse caso, os norte-americanos os superaram e estão longe, com 767 medalhas.

Na luta greco-romana, os soviéticos conquistaram 60 medalhas. Suecos e finlandeses ganharam 58 cada. Com um histórico menos vitorioso nessa modalidade, os americanos têm 15 medalhas e estão na 15ª colocação do ranking mundial.

Nos anos em que a União Soviética participava da Olimpíada como um único comitê olímpico nacional e disputou com os Estados Unidos, ela ocupou o primeiro lugar no quadro de medalhas em 1956, 1960, 1972, 1976 e 1988. Os norte-americanos foram vitoriosos m 1952, 1964 e 1968.

*Colaborou Patrícia Serrão, do Portal EBC

>> Acompanhe aqui os jogos da Rio 2016

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos