Cinemateca exibe documentários sobre o esporte olímpico brasileiro

Elaine Patricia Cruz - Repórter da Agência Brasil

A Cinemateca Brasileira, em São Paulo, irá exibir documentários sobre o esporte olímpico do país até o dia 14 de agosto. As sessões são diárias e mostram a trajetória dos atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos.

Os 47 documentários compõem o acervo do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, que vem sendo criado desde 2011. Além da exibição em tela grande na Cinemateca, os documentários podem ser assistidos também por meio de uma plataforma online, além de já terem sido distribuídos em formato DVD para bibliotecas públicas de todo o país.

Entre os documentários que serão exibidos está a produção de cineastas renomados como Cacá Diegues, um dos diretores de No Meio do Caminho Tinha um Obstáculo; Murilo Salles, que dirigiu Reinaldo Conrad: A Origem do Iatismo Vencedor; Ugo Giorgetti, com sua obra México 1968 - A Última Olimpíada Livre e Laís Bodansky, com o filme Mulheres Olímpicas.

Com cinco edições realizadas, o projeto recebeu mais de 600 inscrições de projetos de filmes via seleção pública, aberta para qualquer produtora de vídeo do Brasil e que contempla um documentário de 26 minutos. O objetivo do projeto é promover o resgate da história dos grandes atletas que representaram o país nos Jogos Olímpicos. Neste ano, sete documentários foram contemplados na seleção.

A programação e a sinopse dos filmes pode ser conferida no site da Cinemateca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos