Africanos aproveitam futebol para pedir independência em relação à Nigéria

Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil

O primeiro gol da Colômbia contra a Nigéria na noite de hoje (10) foi comemorado com entusiasmo por um grupo de torcedores africanos que assiste ao jogo olímpico na Arena Corinthians, zona leste paulistana.

Assim que o time sul-americano abriu o placar, ainda no início da partirda, eles agitaram as bandeiras de listras - vermelha, preta e verde - que representa o território do Biafra. Desde a década de 1960, a região busca a independência em relação à Nigéria.

A secessão do Biafra, sete anos depois da independência da Nigéria, desencadeou um conflito de três anos (1967-1970), que provocou mais de 1 milhão de mortes. Em 2014, Nnamdi Kanu, criador do movimento separatista Povo Indígena do Biafra, foi preso, acusado pelo governo nigeriano de promover uma agenda de secessão.

"Estamos aqui para que o mundo saiba sobre nós e o que a Nigéria fez contra nós", disse Stanley Onryie, de 31 anos. Segundo ele, a opressão governamental torna difíceis as condições de vida na Biafra. "Por causa das condições de vida e da maneira que estavam nos tratando, fugi do meu país. Eu vim para o Brasil", informou o rapaz, que vive há um ano em São Paulo.

Ressentimento

Apesar do ressentimento em relação à Nigéria, o professor de inglês Franklin John afirmou que a intenção é de se manifestar de forma completamente pacífica. "Não viemos para fazer violência ou para brigar, mas para mostrar um povo que existe nesse país", disse o africano de 45 anos e que vive no Brasil há 16 anos.

A Nigéria enfrenta a Colômbia na disputa do torneio masculino de futebol, após vencer a Suécia no domingo (7), em Manaus (AM). O time africano acumula duas vitórias, depois de também ter derrotado o Japão. A Colômbia empatou com os japoneses e com os suecos.

Também se enfrentam na Arena Corinthians na noite de hoje, às 22h, as seleções masculinas da África do Sul e do Iraque.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos