Festival de arte negra integra programação cultural dos Jogos Rio 2016

Paulo Virgilio - Repórter da Agência Brasil

Espetáculos de teatro e dança que valorizam a cultura negra podem ser vistos neste fim de semana, em apresentações gratuitas, no Teatro Cacilda Becker, no Catete, na zona sul do Rio. A programação faz parte da quarta edição do Festival Olonadé - a cena negra brasileira, que este ano também celebra os 70 anos carreira da atriz Ruth de Souza, e integra a programação cultural dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

O festival é uma iniciativa da Cia dos Comuns, grupo teatral carioca formado por atores e atrizes negros em 2001 com o objetivo de estimular o desenvolvimento da dramaturgia afro-brasileira e a formação teórica e intelectual de artistas, técnicos, pesquisadores e público. Nesta edição, serão oito espetáculos - quatro de dança e quatro de teatro - de grupos do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco.

O fundador e diretor da Cia dos Comuns, Hilton Cobra, disse que a edição deste ano foi idealizada para refletir sobre a performance e a estética negra no âmbito das artes cênicas. "Também pretendemos, com o Olonadé, intensificar o intercâmbio, contribuir para a formação profissional e de plateia e, sobretudo, divulgar e difundir a nossa produção cênica". A programação também inclui oficinas e duas rodas de bate-papo.

Homenageada 

Atriz consagrada e com intensa atuação no teatro, cinema e televisão, Ruth de Souza, a homenageada deste ano pelo festival Olonadé, começou sua carreira no Teatro Experimental do Negro, fundado nos anos 1940 por Abdias Nascimento. Foi a primeira atriz negra a subir no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na peça O imperador Jones, do dramaturgo americano Eugene O'Neill.

"Homenagear a Dona Ruth de Souza é uma forma de agradecê-la pelo talento e vocação que demonstrou durante décadas na arte de representar. Cuido com muito carinho e zelo do privilégio de ser colega de Dona Ruth nesse ofício que escolhi, que é o de ser artista", destacou o diretor.

Amanhã (13) e domingo (14) as apresentações começam às 19h. O Teatro Cacilda Becker fica na Rua do Catete, 338.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos