Ruas do Rio começam a ser interditadas amanhã à noite para Maratona Masculina

Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil

Neste domingo (21), dia do encerramento da Olimpíada, ocorrerá pela manhã, a partir das 9h30, a Maratona Masculina. O percurso da prova, de 42 quilômetros, começa no Sambódromo, na Avenida Marquês de Sapucaí, na região central da cidade, e vai até a zona sul, passando pela região portuária, além dos bairros do Flamengo, de Botafogo e Copacabana. A chegada será às 12h30 no mesmo local da largada.

A operação de trânsito, no entanto, começará às 22h de sábado (20), com a interdição ao tráfego de veículos na Avenida Nações Unidas (Enseada de Botafogo) e no Aterro do Flamengo. No início da madrugada de domingo, ocorrerá a interdição da pista central da Avenida Presidente Vargas sentido Candelária, Avenida Salvador de Sá e Rua Benedito Hipólito a partir da Carmo Neto. Logo cedo, às 7h, a pista lateral da Presidente Vargas também será fechada ao tráfego. Apenas o acesso ao Hospital Municipal Souza Aguiar será permitido, pela Rua Frei Caneca.

Controle do tráfego

A operação contará com a participação de 240 agentes de trânsito da prefeitura do Rio, entre guardas municipais e controladores da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio ). As equipes farão as intervenções de tráfego necessárias para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos e orientar motoristas e pedestres.

Painéis

Ao todo, serão utilizados 24 painéis de mensagens variáveis, que passarão orientações aos motoristas e informarão sobre as condições do tráfego. O Centro de Operações Rio vai monitorar a área do evento com câmeras e os técnicos da CET-Rio farão ajustes na programação dos semáforos, sempre que necessário, com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.

Recomendações

A prefeitura orienta o público a usar o transporte público para se deslocar até o local da maratona.

Não haverá espaços destinados ao estacionamento de veículos no entorno do evento. Quem estacionar em local irregular, inclusive em áreas mais distantes do local da maratona, pode ter o carro rebocado e ter que pagar multa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos