Zanetti pede que equipamentos da ginástica artística fiquem no Brasil

Cristina Índio do Brasil - Repórter da Agência Brasil

O ginasta Arthur Zanetti, medalhista de ouro na Olimpíada de Londres e de prata nas argolas no Rio, pediu que os equipamentos usados nas competições de ginástica artística nos Jogos Olímpicos de 2016 sejam comprados com desconto e não voltem para a Alemanha. Segundo ele, a manutenção dos conjuntos de equipamentos no país beneficiaria centros de treinamento no Brasil.

"Como já são aparelhos que estão sendo utilizados na Olimpíada, eles têm 30% de desconto. Isso, com certeza, se comprar um set de aparelhos vai equipar vários ginásios, e o nível técnico vai aumentar também", disse Zanetti. Ele participou de entrevista coletiva com os ginastas Diego Hypólito e Arthur Nory, medalhistas de prata e de bronze, respectivamente, no solo.

Segundo Hypólito, a falta de equipamentos próprios de treinamento prejudicou seu desempenho nas Olimpíadas de Pequim e de Londres. Nos Jogos Olímpicos do Rio, o fato de ter treinado no tablado neste ano melhorou sua preparação. O atleta medalha de prata se mostrou confiante na participação daqui a quatro anos, em Tóquio. "Vai ter o trio aqui em Tóquio, sim", assegurou.

Hypólito, no entanto, pediu a manutenção dos investimentos no esporte, para incentivar as futuras gerações. "O esporte é uma super inclusão social e muda a vida de uma criança. Perseverança é o mais importante", disse. Embora não seja militar, como Zanetti e Nory, Hypólito esclareceu que está incluído no Programa Bolsa Atleta do governo federal, como os dois colegas.

Depois de uma sequência de resultados ruins em Pequim e em Londres, Hypólito disse que o esporte foi essencial para recuperar-se da depressão. Nory e Zanetti disseram que o colega foi uma inspiração.

Para os ginastas, ainda levará tempo para os três acreditarem na conquista das medalhas. "A ficha não caiu para nenhum de nós três. É muito bom acordar e saber que você é um medalhista olímpico", contou Diego. Os ginastas fazem planos bem simples. Zanetti e Hypólito pretendem encontrar os animais de estimação. Nory quer descansar. "Dormir bastante porque ainda não consegui", diz o medalhista de bronze.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos