Dinamarca conquista ouro inédito no handebol masculino

Carolina Gonçalves - Repórter da Agência Brasil

Seleção masculina da Dinamarca vence a França, bicampeã olímpica, e ganha ouro no handebolReuters/Marko Djurica/Direitos Reservados

Em uma partida equilibrada, a equipe de handebol masculina da Dinamarca se diferenciou e venceu a bicampeã olímpica França por 28x25, conquistando a primeira medalha olímpica na modalidade.

Além da pressão da invencibilidade, a seleção francesa manteve o comando do placar na primeira parte do primeiro tempo com a marcante participação do goleiro Thierry Omeyer, dono do título de melhor jogador do mundo de 2008. Thierry conseguiu para muitos dos arremessos de longe dos dinamarqueses.

Ainda assim, não foi suficiente. O placar a favor da Dinamarca foi cravado a partir do fim do primeiro tempo, depois que o dinamarques Mikkel Hansen - artilheiro da partida com sete gols nesta fase do jogo e muito marcado pelo adversário - conseguiu empatar em 14 a 14. Em seguida, a Dinamarca abriu vantagem e terminou com 16 a 14.

O segundo tempo, iniciado com a vibração da torcida brasileira, que soube da vitória da seleção masculina de vôlei, também seguiu equilibrado. Pouco depois dos 15 minutos de jogo, a Dinamarca abriu ainda mais a vantagem, chegando a 24x20.

Prata

Quando a diferença no placar alcançou cinco pontos, o técnico da França pediu tempo para tentar realinhar o time. Surtiu efeito. A vantagem chegou a ser reduzida, mas a seleção dinamarquesa recuperou rapidamente a dianteira e, a menos de um minuto do fm do jogo, conquistou a medalha inédita

A seleção francesa ficou com a medalha de prata e a alemã com o bronze, depois de vencer a Polônia por 31 a 25. Nas semifinais, a Dinamarca venceu a Polônia por 29x28 e, com o mesmo placar, os franceses superaram a equipe da Alemanha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos