Reunião de líderes europeus na Itália quer mostrar união após Brexit

Da Ansa Brasil

Entre temas econômicos e contra o terrorismo, os líderes da Itália, Matteo Renzi; da Alemanha, Angela Merkel; e da França, François Hollande, se reúnem nesta segunda-feira (22) em Ventotene, na Itália, cidade-símbolo da idealização do bloco europeu.

Esse será o primeiro encontro entre os políticos desde o dia 27 de junho e terá como objetivos debater tanto a união da Europa após a saída do Reino Unido do bloco bem como voltar aos debates sobre o crescimento econômico para retomar a força da União Europeia.

A reunião terá muita coisa em jogo a ser discutida também no plano nacional. O premier italiano começará uma nova investida para a flexibilidade do déficit/PIB de cada país do bloco. Já Hollande quer dobrar o plano de investimentos a curto e médio prazo para então se lançar candidato à reeleição à Presidência da França.

A chanceler alemã, por sua vez, deve por na mesa as exigências dos países do Leste europeu na questão da crise imigratória como uma alternativa para lidar com o crescimento dos partidos populistas em seu país.

"Os italianos devem ficar orgulhosos que no lugar do símbolo do grande ideal da Europa, Merkel e Hollande estarão prontos para reavivar a União Europeia", destacou Renzi na noite deste domingo (21).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos