Com 70% das urnas apuradas, Teresa Surita (PMDB) está eleita em Boa Vista (RR)

Da Agência Brasil

Com 70% das urnas apuradas, os cidadãos de Boa Vista (RR) já conhecem a prefeita eleita. Teresa Surita (PMDB) já alcança 79% dos votos válidos apurados até agora e está matematicamente eleita para comandar a capital de Roraima.

Teresa Surita, do PMDB, tem 60 anos e uma história de décadas na prefeitura de Boa Vista. Já foi eleita prefeita da cidade quatro vezes, sendo a última na eleição de 2012. Tenta a reeleição com uma coligação que reúne dez partidos. Teresa foi prefeita de Boa Vista pela primeira vez no período 1993 - 1996. É ex-mulher do senador Romero Jucá.

Teresa voltou à chefia do Executivo municipal em 2001 e foi reeleita na eleição de 2004. Em 2006, renunciou ao cargo para candidatar-se ao Senado, mas foi derrotada por Mozarildo Cavalcanti, do PTB. Voltou à prefeitura em 2012 após derrotar Mecias de Jesus, do PRB. Foi eleita deputada federal duas vezes, em 1990 e em 2010. Não exerceu nenhum dos dois mandatos até o final. Em 1992, saiu para tornar-se prefeita de Boa Vista, o que também aconteceu em 2012. Tentou eleger-se governadora em 1998, sem sucesso.

Atualmente, ela responde a um processo por improbidade administrativa, por supostas irregularidades na contratação de uma obra no centro da capital. Teresa foi condenada pela 4ª Vara da Justiça Federal de Roraima em primeira instância e recorreu da decisão. A alegação se baseia na decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que inocentou a prefeita. Se sua condenação for mantida, ela perde o mandato e fica inelegível por seis anos. Enquanto o processo não passa por todas as fases recursais possíveis, seu atual mandato e sua candidatura continuam válidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos