Longas filas marcam horas finais para justificar voto em Brasília

Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil

Longas filas marcaram as horas finais para justificar a ausência em um shopping na região central de Brasília. Os eleitores levavam cerca de 40 minutos para justificar a ausência durante a tarde. Às 17h, os funcionários da Justiça Eleitoral distribuíram senhas para os últimos da fila.

O estudante de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) André Luiz Carvalho, 19 anos, era um dos que deixaram para a última hora para justificar a ausência. Ele veio estudar na UnB há um ano. "Dormi um pouco mais e fiquei estudando. Agora, vou acompanhar a votação na minha cidade Itabaiana, em Sergipe. As eleições municipais vão mostrar se o eleitor amadureceu", declarou.

Os eleitores dos 26 estados que estão na capital federal no dia das eleições municipais tiveram disponíveis 11 locais para justificar o voto, das 8h às 17h. Por causa da organização político-administrativa, o Distrito Federal participa apenas das eleições majoritárias, para escolha de governador e deputados distritais.

Para justificar a ausência na votação, o eleitor devia apresentar um documento oficial com foto e o número do título de eleitor. Caso quisesse poupar tempo, a pessoa podia levar o formulário de requerimento de justificativa eleitoral já preenchido, mas só poderia assiná-lo no local, na presença do mesário.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos