Recessão não compromete capacidade de investimento do Rio, diz agência Fitch

Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil

A cidade do Rio de Janeiro obteve na tarde de hoje (4), a confirmação do rating internacional "BB", com perspectiva negativa, da agência internacional de classificação de risco Fitch. A nota de crédito se mantém exatamente igual àquela atribuída à União pela agência, que representa o teto de avaliação possível do município.

A prefeitura do Rio está sete níveis acima do governo do estado, que enfrenta uma grave crise financeira. Na escala nacional, a cidade foi avaliada com nota AA, considerada de alta qualidade de investimento.

Em seu relatório, a Fitch destaca a resistência do município ao prolongado período de recessão econômica pelo qual passa o país, sem qualquer comprometimento em sua performance fiscal. A taxa de investimento, em quase 20%, também contou positivamente na manutenção do rating do Rio, enquanto outros governos classificados da mesma forma investem em média 10,1%.

Outro aspecto considerado pela agência foi a situação do Fundo Especial de Previdência do Município do Rio de Janeiro, que apresenta condição muito superior à grande parte dos estados brasileiros. "A cidade apresenta liquidez adequada sem suscitar preocupação", conclui a agência internacional de classificação de risco.

 

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos