Capital paulista entra em estado de atenção para enchentes

Camila Boehm - Repórter da Agência Brasil

Chuva em São Paulo (Felipe Morozini/Facebook)Felipe Morozini/Facebook

Toda a cidade de São Paulo está em estado de atenção para alagamentos desde as 15h15, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura.

Imagens do radar meteorológico, segundo o CGE, mostram chuva forte na zona norte da capital paulista, principalmente no bairro de Tremembé, e chuva leve com pontos moderados no restante da cidade. As áreas de instabilidade migraram do estado do Paraná para São Paulo.

A chuva forte atinge também as cidades de Guarulhos e Mairiporã. Conforme previsão dos meteorologistas do CGE, as próximas horas seguem com chuva na capital, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e queda de granizo.

Rajadas de vento

O Aeroporto do Campo de Marte, na zona norte, registrou ventos de 55,6 quilômetros por hora (km/h) às 15h42; o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, às 13h, registrou ventos de 53,7km/h.

Tendência

Segundo o CGE, os próximos dias terão características da primavera, com temperaturas elevadas e temporais geralmente no período da tarde.

A madrugada deve ter chuva isolada e os termômetros devem registrar por volta dos 18ºC. A quantidade de nuvens aumenta em função do deslocamento das áreas de instabilidade para São Paulo e a temperatura máxima deve chegar aos 27ºC, enquanto as taxas de umidade do ar variam entre 42% e 90%. Entre a tarde e a noite voltam a ocorrer pancadas de chuva sobre toda a Grande SP, informou o CGE.

Para o sábado (15), os meteorologistas preveem chuva isolada na madrugada e termômetros na casa dos 18ºC. O sol deve aparecer ao longo do dia entre poucas nuvens e as temperaturas devem se elevar até os 29ºC. Os percentuais de umidade sofrem ligeiro declínio, com os menores valores em torno dos 40%. Durante a tarde retornam as condições para a ocorrência de chuvas rápidas e isoladas, com baixo potencial para alagamentos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos