Aniversário de Manaus é celebrado com programação cultural gratuita

Bianca Paiva - Correspondente da Agência Brasil

Uma grande programação cultural gratuita vai marcar o aniversário de 347 anos de Manaus, capital do Amazonas, que serão completados na segunda-feira (24). Um evento tradicional da cidade, o Boi Manaus, vai abrir as comemorações na noite de hoje (21), a partir das 18h (21h, no horário de Brasília). A toada é o ritmo que vai predominar na festa, com a participação de artistas que fazem parte dos bois bumbás de Parintins, o Caprichoso e o Garantido, e dos bois de Manaus, Brilhante, Corre Campo e Garanhão.

"Pelo terceiro ano a gente leva os trios elétricos para comemorar e celebrar o aniversário de Manaus. Hoje serão mais de dez artistas do Boi Manaus. Também teremos amanhã, repetindo o sucesso do ano passado, esse ritmo amazônico que faz realmente a cena local na praia da Ponta Negra, cartão portal da cidade", disse o presidente da Fundação Municipal de Turismo, Cultural e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula.

Outra iniciativa cultural para celebrar o aniversário de Manaus é o Passo a Paço, um projeto que reúne arte e gastronomia no Paço da Liberdade, no centro histórico de Manaus. O evento está em sua terceira edição e será feito no domingo (23) e na segunda-feira (24), a partir das 16h e vai ocupar três ruas com food trucks e palcos para as apresentações.

"O Passo a Paço é um programa de ressignificação do centro histórico, a parte mais antiga da cidade, na frente do Paço da Liberdade, com uma programação extensa. São vários chefs fazendo uma feira gastronômica, como também diversas atrações: Fernanda Montenegro, Seu Jorge, Johnny Hooker. Uma programação muito bem pensada para atingir todo segmento da cultura aqui em Manaus", disse Bernardo.

A atriz Fernanda Montenegro estará nos Les Artistes Café Teatro, nos dois dias do evento, às 17h, com o espetáculo "Nelson Rodrigues Por Ele Mesmo".

Na segunda-feira (24) haverá uma apresentação especial para comemorar dois aniversários: o de Manaus e o do Teatro Amazonas, que está fazendo 120 anos em 2016. A Orquestra Amazonas Filarmônica e o Coral do Amazonas, sob a regência e direção musical do maestro Luiz Fernando Malheiro, prepararam um concerto com um repertório variado da música clássica brasileira e internacional. A abertura, será às 20h, no Teatro Amazonas, com a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino Municipal de Manaus.

 

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos