Parques estaduais fluminenses participam de evento de observação de pássaros

Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil

Duas unidades de conservação fluminenses participam neste fim de semana do Big Day Brasil, evento que reúne pessoas de todo o país para o desafio de registrar o maior número de espécies de aves livres em 24 horas. Os parques estaduais Cunhambebe, localizado na Costa Verde, litoral sul do estado, e do Desengano, no norte fluminense, ambos administrados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), aderiram ao movimento, em que o importante é "capturar" os pássaros com os olhos, sem incomodar o animal ou o ninho.

No parque Cunhambebe, a participação nas atividades de observação foi prejudicada pelo tempo chuvoso na região, mas assim mesmo ocorreu, entre as 7h e as 10h30 da manhã deste sábado, tendo como ponto de encontro o km 441,5 da rodovia BR-101 (Rio-Santos). "Os participantes foram praticamente a equipe do próprio parque, que soma 17 pessoas", disse o guarda-parque Ivan Cobra. 

No norte do estado, o Parque do Desengano, que abrange áreas dos municípios de Santa Maria Madalena, Campos dos Goytacazes e São Fidélis, faz hoje e amanhã (23) o movimento Vem Passarinhar, incluindo a participação no Big Day Brasil.  O evento acontece na sede administrativa da unidade de conservação, com entrada pelo Horto Florestal Santos Lima, em Santa Maria Madalena.

De acordo com o Inea, a observação de aves é uma excelente oportunidade para a sensibilização da sociedade em prol da preservação nas diversas regiões do Estado. "Os observadores de aves ajudam os gestores, ao trazerem  informações sobre as espécies avistadas", destacou o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.

Conhecida como birdwatching, a observação de aves vem se despontando como importante atividade de contemplação da natureza agregando cada vez mais adeptos e atraindo seguidores de todas as idades. Os participantes podem postar suas listas, fotos e filmes das aves observadas na plataforma colaborativa eBird, acessada pelo link http://ebird.org/content/brasil/.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos