Brasília inaugura centro de atendimento a crianças vítimas de abuso sexual

Da Agência Brasil

O governo de Brasília inaugurou hoje (25) o primeiro espaço do Centro Oeste dedicado a integrar os serviços de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. O Centro de Atendimento Integrado 18 de Maio, que funcionará na 307 sul, na área central de Brasília, contará com profissionais treinados para o atendimento especializado na área de saúde e assistência da Secretaria da Criança, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

Segundo o secretário da Criança, Aurélio Araújo, a ideia é que a criança ou o adolescente possa ser atendido por uma equipe multidisciplinar integrada evitando que a vítima relembre o caso diversas vezes.

"As crianças vítimas de violência sexual passarão por uma escuta especializada evitando o processo de revitimização. Com o centro, essa criança será acompanhada com um olhar especial e com toda a atenção que uma violação sexual merece, uma vez que essa criança passou por uma situação que terá um impacto severo na sua vida", disse.

A previsão é de que o atendimento seja iniciado no dia 6 de novembro, após treinamento de toda a equipe multidisciplinar que participará dos atendimentos.

Para o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, a criação do centro é um avanço na política para crianças e uma vitória da sociedade civil. Ele também destacou a importância de evitar uma revitimização da criança.

"Ao mesmo tempo que a criança relata a um psicólogo, tem um delegado ouvindo para poder abrir um inquérito visando a punição dos culpados. Ao mesmo tempo, outros órgãos do Distrito Federal estarão presentes para dar acolhimento a criança e à família dessa criança", disse o governador.

O nome da entidade, Centro 18 de Maio, é uma referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O centro é uma parceria do Governo de Brasília com a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos