PM desocupa escola em SP e estudantes são levados para delegacia

Elaine Patricia Cruz - Repórter da Agência Brasil*

A Polícia Militar desocupou na tarde de hoje a Escola Estadual Silvio Xavier, no Piqueri, na zona norte da capital paulista, em uma ação de reintegração. A escola foi ocupada na noite de ontem (24) por estudantes, que protestam contra a reforma do ensino médio e a Proposta de Emenda à Constituição 241 (PEC 241), que cria um teto para os gastos públicos.

Segundo a Polícia Militar, a desocupação ocorreu por volta das 17h30 de forma pacífica, sem uso de força. Após a desocupação, 13 estudantes que participavam da ocupação da escola foram detidos - sendo nove maiores de idade e quatro menores de idade - e levados para o 87º Distrito Policial. De acordo com a PM, os estudantes estão acompanhados de representantes da escola. A reportagem da Agência Brasil procurou a Secretaria Estadual de Segurança Pública para questionar o motivo da detenção, mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta. 

Pelas redes sociais, os estudantes dizem que também paralisaram as atividades em uma escola em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, e outra em Campinas, no interior paulista, para protestar.

* Colaborou Daniel Mello

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos