Guterres: CPLP tem "enormes possibilidades de se afirmar com mais intensidade"

Da Agência Lusa

O secretário-geral eleito da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse nesse domingo (30) que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) tem "enormes possibilidades de se afirmar com mais intensidade" e fez votos de que os Estados busquem fazer com que a organização seja "mais influente".

"Eu creio que, cada vez mais, os problemas são globais e as respostas são globais. E, por isso, uma organização universal como é a CPLP terá seguramente enormes possibilidades de se afirmar com mais intensidade no futuro", afirmou Guterres, em entrevista, durante recepção à comunidade portuguesa, com a presença do presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, na residência do embaixador de Portugal em Brasília.

Guterres, que assumirá a secretaria-geral da ONU no dia 1º de janeiro de 2017, disse ainda esperar que tenha êxito o esforço de dar à CPLP uma posição cada vez mais influente.

O ex-primeiro-ministro português participa, a partir de hoje (31), em Brasília, da 11ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, a convite do presidente brasileiro, Michel Temer.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos