Encontro debate políticas públicas voltadas para imigrantes no Brasil

Camila Boehm - Repórter da Agência Brasil

O 1º Diálogos do Fórum de Participação Social com a Sociedade Civil, promovido pelo Conselho Nacional de Imigração (CNIg), teve abertura na noite de hoje (4), na capital paulista, e tem programação durante todo este sábado (5) para debater políticas públicas e projetos voltados a estrangeiros que vivem no Brasil.

No encontro, grupos de trabalho vão debater as 229 propostas apresentadas durante a etapa virtual do evento, que terminou em 15 de outubro. Ao final, uma plenária vai reunir as propostas consolidadas em cada grupo de discussão. O documento final servirá de base para o CNIg debater e propor políticas públicas para imigrantes no país.

"A importância desse evento é que constitui um canal que o Conselho Nacional de Imigração criou para ampliar o diálogo social", disse o presidente do CNIg, Paulo Sérgio de Almeida. Ele explica que o conselho é formado por representantes diversos setores, como governo, representações do movimento sindical, representações de empregadores e da sociedade civil. A ideia é criar um instrumento que amplifique o diálogo com a sociedade sobre políticas migratórias.

De acordo com Almeida, após análises dos grupos de trabalho, as propostas "vão constituir uma pauta de assuntos prioritários sobre política migratória para o Conselho Nacional de Imigração poder analisar".

O presidente do conselho considera importante a existência de um processo de consulta social. "[É importante] o conselho poder acessar essas pessoas e ouvir as principais questões que as afetam e que são do interesse do estabelecimento da política pública", disse. "Me parece essencial que nós tenhamos mecanismos de ampliação do processo democrático do próprio conselho, que o maior número possível de pessoas possam contribuir com os debates do conselho e que possamos, através dessa ampliação do processo de diálogo social e democrático do CNIg, conseguirmos construir aquelas políticas que são as mais importantes de fato para atendimento dos interesses da população".

O Fórum de Participação Social foi instituído em 2015 pelo CNIg, vinculado ao Ministério do Trabalho, como espaço consultivo com objetivo de promover e ampliar o diálogo com a sociedade civil, reunindo bases para a construção de políticas migratórias.

Os debates ocorrem amanhã (5) no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, localizado na Rua General Couto Magalhães, 145, Auditório Verde, na capital paulista.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos